20151
Fundamentos de Fadiga e fratura de componentes mecânicos. Fundamentos de tribologia. Mecanismos de desgaste. Fundamentos de lubrificação e lubrificantes. Análise de falhas. Ferramentas para análise de falha: árvore de análise de falha (AAF), análise dos modos de falha e dos efeitos (FMEA). Gestão da manutenção: manutenção para produtividade total (TPM) e manutenção centrada em confiabilidade (MCC). Técnicas de análise utilizadas na manutenção: monitoração visual, da integridade estrutural, de ruído, de vibrações, de óleos, de lubrificantes, de
partículas de desgaste e monitoração dos instrumentos de medição.Tipos de manutenção de locomotivas: manutenção corretiva, manutenção preditiva, manutenção preventiva, manutenção preventiva sistemática, manutenção preventiva por condição. Alternativas e estratégias para manutenção e reparos. Análise de custos da manutenção.Partes de uma oficina de locomotivas: instalações e equipamentos.
Contextualização à vida acadêmica (a universidade, o curso de engenharia da mobilidade, o currículo, serviços de apoio, laboratórios). Contextualização à vida profissional. Funções do engenheiro no contexto tecnológico e social. O mercado de trabalho na engenharia. Métodos científicos na resolução de problemas de engenharia. Introdução à atividade profissional do engenheiro: especificação, projeto, implementação, construção de protótipos e testes para problemas, dispositivos e situações da engenharia da mobilidade. Gestão da inovação e da tecnologia. Ética, moral, valores e ética profissional. O Código de ética como ferramenta para o fortalecimento da cultura organizacional. Disciplina consciente. Tutoria na disciplina consciente. A responsabilidade dos estudantes na disciplina consciente. Responsabilidade social. Diferenças vs desigualdades. A igualdade étnico racial na engenharia.