20151
(Aeroportos) Noções Gerais da Aviação Civil. Características da aeronave relacionadas com o projeto do aeroporto. Controle de Tráfego Aéreo. Planejamento do Aeroporto. Projeto Geométrico da área de pouso. Planejamento da área terminal. Sinalização. Dimensionamento de pavimentos. Drenagem. Impactos no meio ambiente. (Portos) Morfologia Fluvial. Hidrometria e batimetria fluviais. Hidráulica de canais aplicada a projetos de navegação fluvial. Melhoramento dos cursos d'água naturais para navegação: obras de melhoramentos gerais ou de normalização, obras de regularização do leito, obras de canalização, obras de transposição de desníveis (eclusas e outras), canais artificiais. Proteção de margens de hidrovias. Embarcações e comboios para navegação fluvial. Projeto de hidrovias. Estruturas de atracação interiores e portos fluviais. Exploração e conservação das vias de navegação interior. Tráfego nos portos. Regime dos rios. Portos marítimos.
- Professor: Simone Malutta
Compatibilização entre projetos. Dimensionamento de instalações de água fria e quente, de esgoto sanitário. Sistemas preventivos de combate a incêndio. Esgotamento de águas pluviais. Instalações prediais de gases combustíveis (GLP - Gás Liquefeito de Petróleo e Gás Natural GN). Materiais empregados nas instalações. Noções sobre construções bioclimáticas. Conservação e uso racional de água em edificações.
- Professor: Simone Malutta
Princípios da conservação da massa, da energia e do momentum. Escoamento forçado sob regime permanente. Escoamento livre (canais) sob regime permanente: Princípios básicos, escoamento uniforme e escoamento variado. Escoamento através de bueiros. Medição de vazão. Máquinas hidráulicas: bombas e turbinas. Dimensionamento de condutos forçados considerando as perdas de carga contínuas e localizadas. Dimensionamento de canais sob regime permanente e gradualmente variado. Cálculo de orifícios, bocais, bueiros e vertedores. Medidores de vazão. Bombas e turbinas hidráulicas.
- Professor: Simone Malutta
A pesquisa e o método científico. Formulação do problema de pesquisa. Construção de hipóteses. Tipos e características da pesquisa. Elaboração de projetos de pesquisa. Elaboração de relatórios.
Nesta etapa será proposto o projeto para o trabalho de conclusão do curso, tendo o seguinte conteúdo: título, tema, problematização, hipóteses, objetivos, justificativa, metodologia, resultados esperados, cronograma, relação das principais referências bibliográficas, aprovação do professor orientador.
Nesta etapa será proposto o projeto para o trabalho de conclusão do curso, tendo o seguinte conteúdo: título, tema, problematização, hipóteses, objetivos, justificativa, metodologia, resultados esperados, cronograma, relação das principais referências bibliográficas, aprovação do professor orientador.
- Professor: Andrea Holz Pfutzenreuter
Contextualização à vida acadêmica (a universidade, o curso de engenharia da mobilidade, o currículo, serviços de apoio, laboratórios). Contextualização à vida profissional. Funções do engenheiro no contexto tecnológico e social. O mercado de trabalho na engenharia. Métodos científicos na resolução de problemas de engenharia. Introdução à atividade profissional do engenheiro: especificação, projeto, implementação, construção de protótipos e testes para problemas, dispositivos e situações da engenharia da mobilidade. Gestão da inovação e da tecnologia. Ética, moral, valores e ética profissional. O Código de ética como ferramenta para o fortalecimento da cultura organizacional. Disciplina consciente. Tutoria na disciplina consciente. A responsabilidade dos estudantes na disciplina consciente. Responsabilidade social. Diferenças vs desigualdades. A igualdade étnico racial na engenharia.
- Professor: Modesto Hurtado Ferrer
Análise de tensões: estado triaxial de tensões. Aplicação do círculo de Mohr à análise tridimensional de tensões. Critérios de escoamento e de fratura: critérios de ruptura de Tresca, de Von Mises e de Mohr-Coulomb. Tubos de parede fina submetidos à pressão interna. Tubos de parede fina. Casca de revolução. Análise tridimensional das deformações específica. Dimensionamento de vigas. Projeto de vigas prismáticas. Cálculo de deslocamentos em estruturas. Cálculo da deformação das vigas por integração direta. Equação da linha elástica. Vigas estaticamente indeterminadas. Trabalho de deformação. Colunas. Estabilidade das estruturas. Fórmula de Euler para colunas com extremidades articuladas
- Professor: Luciano Senff
Princípios da ciência dos materiais. Propriedades físicas, mecânicas e químicas dos materiais. Normas brasileiras e estrangeiras. Materiais: pedras naturais, agregados, aglomerantes, argamassas, concretos, madeiras, cerâmicos, metálicos, betuminosos, plásticos, tintas e vernizes, vidros, polímeros, elastômeros, gabiões, produtos siderúrgicos. Dosagem dos concretos de cimento Portland. Aplicação prática dos materiais de construção. Ensaios de laboratório.
- Professor: Luciano Senff
Concreto Armado: definição e características. Solicitações. Estado Limite Último: hipóteses na flexão simples e tipos de seções. Vigas: armadura simples na flexão; exemplo de armadura dupla e seção Te. Cargas em vigas: peso próprio, paredes, lajes e de outras vigas; uso do diagrama de momento fletor. Detalhamento em planilha. Relação de aço para corte e compra de material. Conceito de Momento fletor mínimo. Cisalhamento: definição e uso da analogia de Mörsh. Uso do diagrama de esforço cortante para vigas. Cálculo e distribuição de armaduras de combate ao cisalhamento em vigas: cálculo exato com todas reduções de norma e processo simplificado. Conceito de Força cortante mínima. Laje armada em uma direção e suas aplicações; escadas e sacadas convencionais. Lajes armadas em duas direções: processo das grelhas e evolução para Marcus e Bares. Reações, momentos e armaduras.
- Professor: Luciano Senff