20151
O seminário integrador explicita um momento de intencionalidade na prática educativa, voltado a construção e reconstrução das experiência teóricos práticas ao longo do mestrado. Trata-se da análise das experiências vivênciadas . E apartir desses, propões um nível de reflexão, de autoreflexão e de reflexão coletiva, na tentativa de instituir uma comunidade de comunicação entre os alunos e seus orientadores.
Ciência, tecnologia e desenvolvimento. Inovação e competitividade. Fontes de inovação. Modelos de inovação. Política industrial e de ciência e tecnologia. O modelo da Triple Hélice. Sistemas de inovação. Pólos, parques e incubadoras de empresas de base tecnológica. Agências de Fomento. Incentivos fiscais. A Lei da Inovação e sua regulamentação. Propriedade intelectual. Proteção e acesso aos recursos genéticos. Tecnologia e Inovação na Sociedade do Conhecimento.
Conceito de tecnologia. Determinismo tecnológico. Conceito de inclusão social. Os vários tipos de tecnologias inclusivas: social, assistivas, sustentavéis, ambientais e educacionais. Evolução tecnológica e evolução social.
Especificação de sistemas orientados a objetos. Padrões de projeto. Padrões de criação. Padrões estruturais e comportamentais. Componentes. Diagramas de classe e de objeto. Diagramas de interação. Processos de desenvolvimento de software. Métodos formais para desenvolvimento de sistemas