20152
Estrutura e dinâmica interna da Terra. Minerais. Rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Estruturas dos maciços rochosos. Água subterrânea. Processos da dinâmica superficial. Geologia do Brasil. Tecnologia de rochas na construção civil. Métodos de investigação de campo. Cartas de Geologia de Engenharia. Classificação dos maciços rochosos. Geologia de Engenharia aplicada a túneis, barragens, taludes e rodovias.
-Características gerais das vias rurais e urbanas, rodoviárias e ferroviárias, de alta velocidade e baixa velocidade, metroviárias. Diretrizes de vias. Concordância horizontal: circular e com transição. Concordância vertical. Superelevação. Superlargura. Volumes de terraplenagem: distribuição das massas. Interseções: projeto funcional, geometria, entradas, saídas rampas. Projeto de sinalização. Paisagismo. Estudo da capacidade de vias. Métodos para determinação da capacidade em diferentes condições. Vias expressas, de faixas múltiplas e de pista simples. Interseções com prioridade e rotatórias.
Conceitos e tipos de pavimentos. Estudos de materiais para pavimentação. Projeto geotécnico. Estabilização dos solos. Abordagem sobre metodologias empíricas, empírico-mecanísticas e racionais para dimensionamento de estruturas de pavimento. Dimensionamento e execução de pavimentos asfálticos. Dimensionamento de pavimentos poliédricos. Dimensionamento e execução de pavimento de concreto de cimento Portland. Análise numérica para o projeto de estruturas de pavimentos. Desenvolvimento e defesa de trabalho prático sobre análise numérica de estruturas de pavimento. Ensaios de laboratório.
Princípios da conservação da massa, da energia e do momentum. Escoamento forçado sob regime permanente. Escoamento livre (canais) sob regime permanente: Princípios básicos, escoamento uniforme e escoamento variado. Escoamento através de bueiros. Medição de vazão. Máquinas hidráulicas: bombas e turbinas. Dimensionamento de condutos forçados considerando as perdas de carga contínuas e localizadas. Dimensionamento de canais sob regime permanente e gradualmente variado. Cálculo de orifícios, bocais, bueiros e vertedores. Medidores de vazão. Bombas e turbinas hidráulicas.
Ciclo hidrológico (fenomenologia de um ciclo hidrológico) e bacia hidrográfica (características gerais). Precipitação (introdução, mecanismos de formação e tipos de precipitações, pluviometria, análise de dados de precipitação, precipitação média em uma área). Escoamento superficial (fatores que influenciam o escoamento superficial, grandezas que caracterizam o escoamento superficial, hidrograma, separação do escoamento superficial, precipitação efetiva, método racional). Infiltração (introdução, fases de infiltração, grandezas características, método de medição da capacidade da infiltração, permeabilidade do solo, intercepção, escoamento da água em solos saturados). Intercepção, evaporação e evapotranspiração (introdução, interceptação vegetal, armazenamento nas depressões, variáveis hidrológicas que interferem na evaporação, fatores intervenientes, determinação da evaporação, evaporação potencial, medidas de transpiração, evapotranspiração potencial e real, estimativa da evapotranspiração). Controle e previsão de enchentes (introdução, causas e impactos e, controles quantitativos). Regularização de vazões (noções básicas, conceitos e finalidade do diagrama de massa, conceitos de volumes atuais dos reservatórios, regularização máxima). Águas subterrâneas (generalidades, modos de ocorrência, classificação dos aqüíferos, coeficiente de transmissividade e de armazenamento).
Conceitos gerais pontes. Superestrutura. Sistema Estutural e Construtivo. Perfis tipo I Pré-Moldados. Formação do Trem Tipo. Aparelhos de apoio. Esforços nas Longarinas e Transversinas. Ligação Laje-Viga I. Dimensionamento e Detalhamento. Sistema Estrutural Estaiado com Tabuleiro de Concreto, Geometria do Estaiamento (Leque/ Paralelo/Assimétrico), Modelação do Sistema Tabuleiro-Estai-Mastro, Critérios e Verificações Básicas de Projeto. Conceitos gerais de concreto protendido. Sistemas de protensão. Efeito do esforço normal nas tensões. Flexão. Verificação das tensões em serviço. Critérios de projeto. Estado limite último. Fissuração. Traçado da armadura. Traçado dos cabos. Perdas de protensão. Perdas imediatas. Perdas progressivas. Cisalhamento. Tópicos especiais.
(Aeroportos) Noções Gerais da Aviação Civil. Características da aeronave relacionadas com o projeto do aeroporto. Controle de Tráfego Aéreo. Planejamento do Aeroporto. Projeto Geométrico da área de pouso. Planejamento da área terminal. Sinalização. Dimensionamento de pavimentos. Drenagem. Impactos no meio ambiente. (Portos) Morfologia Fluvial. Hidrometria e batimetria fluviais. Hidráulica de canais aplicada a projetos de navegação fluvial. Melhoramento dos cursos d'água naturais para navegação: obras de melhoramentos gerais ou de normalização, obras de regularização do leito, obras de canalização, obras de transposição de desníveis (eclusas e outras), canais artificiais. Proteção de margens de hidrovias. Embarcações e comboios para navegação fluvial. Projeto de hidrovias. Estruturas de atracação interiores e portos fluviais. Exploração e conservação das vias de navegação interior. Tráfego nos portos. Regime dos rios. Portos marítimos.
Concreto Armado: definição e características. Solicitações. Estado Limite Último: hipóteses na flexão simples e tipos de seções. Vigas: armadura simples na flexão; exemplo de armadura dupla e seção Te. Cargas em vigas: peso próprio, paredes, lajes e de outras vigas; uso do diagrama de momento fletor. Detalhamento em planilha. Relação de aço para corte e compra de material. Conceito de Momento fletor mínimo. Cisalhamento: definição e uso da analogia de Mörsh. Uso do diagrama de esforço cortante para vigas. Cálculo e distribuição de armaduras de combate ao cisalhamento em vigas: cálculo exato com todas reduções de norma e processo simplificado. Conceito de Força cortante mínima. Laje armada em uma direção e suas aplicações; escadas e sacadas convencionais. Lajes armadas em duas direções: processo das grelhas e evolução para Marcus e Bares. Reações, momentos e armaduras.
Análise de tensões: estado triaxial de tensões. Aplicação do círculo de Mohr à análise tridimensional de tensões. Critérios de escoamento e de fratura: critérios de ruptura de Tresca, de Von Mises e de Mohr-Coulomb. Tubos de parede fina submetidos à pressão interna. Tubos de parede fina. Casca de revolução. Análise tridimensional das deformações específica. Dimensionamento de vigas. Projeto de vigas prismáticas. Cálculo de deslocamentos em estruturas. Cálculo da deformação das vigas por integração direta. Equação da linha elástica. Vigas estaticamente indeterminadas. Trabalho de deformação. Colunas. Estabilidade das estruturas. Fórmula de Euler para colunas com extremidades articuladas
Princípios da ciência dos materiais. Propriedades físicas, mecânicas e químicas dos materiais. Normas brasileiras e estrangeiras. Materiais: pedras naturais, agregados, aglomerantes, argamassas, concretos, madeiras, cerâmicos, metálicos, betuminosos, plásticos, tintas e vernizes, vidros, polímeros, elastômeros, gabiões, produtos siderúrgicos. Dosagem dos concretos de cimento Portland. Aplicação prática dos materiais de construção. Ensaios de laboratório.