20161
Classificações; regulamentação do setor; concessões; aspectos econômicos e financeiros; logística, custo e tarifação; operação; trens de alta-velocidade; intermodalismo/multimodalidade; traçado, gabaritos e cruzamentos; estudos geológicos/geotécnicos. Via permanente: infra e superestrutura, terraplenagem, drenagem, eletrificação, sinalização e controle; acústica e vibração; obras de arte e túneis; estruturas auxiliares: estações e pátios, depósitos e garagens, oficinas e armazéns, aparelhos de mudança de via. Material rodante: locomotivas, carros de passageiros, vagões de carga, lotação, velocidade, resistência e força motriz, carga útil (tonelagem). Construção: logística, planejamento e gestão, licitações/contratos, serviços preliminares, canteiro de obras, assentamento; manutenção e operação: conservação, renovação, inspeção e detecção de falhas, segurança e gestão de riscos; prevenção de acidentes, plano de ação de emergência.
Princípios básicos sobre otimização de sistemas logísticos e de transportes: modelos de localização, distribuição de instalações e equipamentos de transportes, roteirização de veículos, teoria das filas e simulação discreta. Conceituação sobre modelos de otimização; modelos de otimização; teoria dos grafos; teoria das filas; simulação; modelos de localização; modelos de distribuição; modelos de roteirização; estudos de casos.
Conceito de solo e sua evolução histórica. Morfologia do solo. Principais argilominerais encontrados em solos brasileiros. Gênese dos solos: intemperismo, fatores e processos (múltiplos e específicos) de formação do solo. Sistema brasileiro de classificação de solos: principais atributos e horizontes diagnósticos, classes de solos e relação solo-paisagem.