20162
Introdução geral, processos bioquímicos, importância das bactérias na remineralizacão e ciclagem dos nutrientes, técnicas aplicadas a ecologia microbiana de ambientes bentônicos, simbiose em bactérias e organismos bentônicos, mudanças climáticas e seu efeito sobre comunidade bentônica microbiana.
Importância da simbiose das bactérias com organismos bentônicos, mudanças climáticas e seu efeito sobre comunidade microbiana associada com organismos bentônicos. Realização de experimentos em mesocosmos e discussão dos resultados.
Equações hidrodinâmicas: forma 3-D, condições de contorno, formas integradas das equações. Dinâmica de maré: forçantes gravitacionais maré na plataforma. Forçantes meteorológicas e maré meteorológica, resposta ao vento. Estuários e plumas costeiras. Processos de mistura no oceano costeiro e modelagem da dispersão de substâncias. Soluções para equação da advecção-difusão-decaimento. Análise lagrangiana, tempos de residência e de trânsito.
Escalas de abordagem em Oceanografia Biológica; Estrutura vertical do oceano e ecologia da camada de mistura; Estrutura vertical na zona costeira: descarga fluvial e maré; Estrutura vertical na zona costeira: ressurgências costeiras; Frentes em águas costeiras; Variações físicas de curta escala temporal em zonas de arrebentação e seus efeitos ecológicos. Variação intradial e transporte de materiais dissolvidos e particulados em estuários.
Introdução à taxonomia, filogenia, diversidade e distribuição de oligoquetas marinhos no Brasil e no mundo. Métodos de coleta e preservação. Caracteres morfológicos internos e externos para identificação e separação das famílias e gêneros de oligoquetas marinhos.