20171
Coleta e tabulação de dados para análise estatística. Representação gráfica de dados. Softwares para análise estatística. Estatística descritiva. Probabilidade. Inferência estatística. Teste de hipóteses. Testes estatísticos paramétricos e não paramétricos. Correlação e Regressão. Princípios básicos da experimentação. Planejamento de experimentos. Delineamentos experimentais. Análise de variância.
Célula Vegetal. Tecidos vegetais. Água e relações hídricas. Nutrição mineral. Fotossíntese e Fotorrespiração. Transporte no Floema. Hormônios e reguladores vegetais. Fotomorfogênese em plantas.
Apresentação de seminários relacionados ao escopo do Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais e ao Campus Curitibanos.
Preparação e apresentação oral de seminário relacionado com a atividade de pesquisa do discente no Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais.
Introdução ao uso, conservação e manejo de Recursos Agrícolas e Naturais. Estudo da convenção sobre a diversidade biológica e outros acordos e convenções relacionados. Análise da legislação sobre a conservação e uso dos Recursos Naturais. Sistemas de unidades de conservação. Avaliação de estratégias para a conservação dos recursos naturais e agrícolas. Relações entre recursos naturais, agricultura e sustentabilidade.
Ementa variável para complementar assuntos de interesse dos discentes e docentes. Apresentação e discussão de assuntos de interesse relevantes e específicos relacionados com a área de concentração de Manejo e Conservação de Recursos Agrícolas e Naturais, que não são oferecidas pelo Programa. Tópicos oferecidos por iniciativa dos professores responsáveis e/ou por parte dos estudantes. Conteúdos oferecidos serão aprovados em instância competente e divulgados no semestre precedente aquele que serão ministrados. Abordagens práticas de alguns assuntos poderão também ser incluídas no programa.
Docência no magistério superior envolvendo atividades de ensino de preparação e aplicação de aulas teóricas e práticas, participação em avaliação parcial de conteúdos programáticos e a aplicação de métodos ou técnicas pedagógicas (estudos dirigidos, seminários, entre outros).