20192
Introdução às técnicas experimentais; aquisição, análise de dados e análise de incerteza aplicados às ciências térmicas: anemometria a fio quente (CTA), velocimetria laser Doppler (LDV), velocimetria de imagem por partículas (PIV), fluorescência induzida a laser (LIF), medição de pressão por tintas sensíveis à pressão (PSP) e tubos de Pitot, termometria; análise de incerteza.
Cinética química. Equações de conservação simplificadas para escoamentos reativos. Chamas pré-misturadas em gases combustíveis. Chamas de difusão. Ignição. Emissões em combustão.
Classificação de formas geométricas complexas (formas livres); aplicações e processos de fabricação. Centros de usinagem com até 5 graus de liberdade e comando numérico computadorizado-CNC para fresamento de formas complexas. Conceitos das ferramentas computacionais CAD/CAM/CAx para modelamento e fabricação de peças contendo formas complexas. Métodos e recursos matemáticos (equações paramétricas Spline - curvas de Bézier) empregados para cálculo de trajetórias de ferramenta por sistemas CAM. Operadores de fresamento destas geometrias e as implicações das alterações do contato ferramenta-peça na superfície fabricada. Utilização de sistemas CAD/CAM para programação CNC e simulação da usinagem de formas geométricas complexas.
1. Introdução aos meios porosos. 1.1: Porosidade absoluta e efetiva. 1.2. Influência do tamanho, arranjo e forma dos grãos sobre a porosidade; 1.3. Métodos para determinação da porosidade: direto, embebição, injeção de mercúrio e expansão de hélio; 1.4. Tensão superficial e Lei de Young-Laplace; 1.5. Molhabilidade e ângulo de contato; 1.6. Saturação de meios porosos; 1.7. Pressão capilar e pressão de entrada; 1.8. Curvas de pressão capilar; 1.9:Porosimetria por injeção de mercúrio; 1.10. Método da membrana semipermeável; l.ll. Análise de imagens digitais; 1 .1 2. Tomografia de raios x e aplicações.
2. Escoamentos monofásicos. 2.1 . Permeabilidade absoluta; 2.2. Leis de Darcy, Brinkmann e Forchheimer; 2.3. Efeito Klinkenberg; 2.4. Meios porosos simplificados: feixes de tubos em série/paralelo e arranjo de cilindros e esferas.
3. Fenômenos capilares em meios porosos. 3.1 . Ascensção capilar em placas paralelas e tubo cilíndrico; 3.2. Capilaridade em meios porosos e aplicações; 3.3-. Influência da rugosidade e heterogeneidade sobre o ângulo de contado: leis de Wenzel e Cassie.
4. Escoamentos bifásicos. 4.1. Permeabilidade relativa; 4.2. Lei de Darcy modificada; 4.3. Permeabilidade relativa em placas paralelas e tubos cilíndricos; 4.4. Aplicações em rochas de reservatório.