20201
Introdução à programação em ambientes computacionais. Interpolação e aproximação
por polinômios. Zeros de funções. Integração e diferenciação numéricas. Equações de
diferenças: resolução numérica de equações diferenciais. Implementação
computacional de algoritmos. História da Matemática relativa ao conteúdo.
Introdução ao pensamento matemático: noções lógicas, técnicas de demonstração. Noções de Teoria dos Conjuntos. Demonstração por Indução.
Norma de Vetores e Matrizes; Métodos Diretos para Sistemas Lineares: Fatoração de Cholesky e Métodos
dos Gradientes Conjugados; Solução Ótima de Quadrados Mínimos para Sistemas Lineares; Métodos Iterativos para Sistemas Lineares; Cálculo de Autovalores e Autovetores.
Números naturais. Números inteiros. Números racionais. Números reais.
Marcos Históricos e Legais sobre a Organização e Gestão da Educação no Brasil. Os Parâmetros Curriculares Nacionais: determinantes teóricos e críticos. A Função Social da Escola e as mudanças no Mundo do Trabalho. Teorias que norteiam (ram) a Educação e a Organização pedagógica da Escola no Brasil. A modernização da gestão pública no Brasil e suas conexões com a reforma educacional brasileira. Políticas Educacionais e a Organização da Escola. Introdução aos princípios da Gestão Democrática na escola. O Projeto Político Pedagógico e o Currículo: elementos constitutivos da gestão pedagógica da escola. O processo de escolarização e suas contradições.
Observação e análise de práticas escolares do ensino médio. Análise de materiais didáticos. Análise de políticas públicas para o ensino de matemática. Elaboração
e aplicação planos de aula.
Conceitos, história e concepções da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Políticas Públicas de Educação, Legislação Brasileira e Declarações Internacionais. O conceito de deficiência como modelo social de compreensão: perspectiva histórica e cultural. Aspectos etiológicos, funcionais e sociais das deficiências físicas,
intelectuais e sensoriais. A Educação Especial, os programas e ações de sistemas de ensino brasileiro para o atendimento educacional especializado. Práticas pedagógicas e a formação do professor no contexto da educação inclusiva.
A história e os fundamentos socioeconômicos, filosóficos e pedagógicos da ciência e da tecnologia. A ciência e a tecnologia na formação humana: possibilidades e limites da mediação entre objetivação e apropriação. A educação escolar e a cultura científica e tecnológica - riqueza material e intelectual do gênero humano - nas
atividades de ensino e aprendizagem.
Noções Básicas de Finanças e Economia. Finança Pessoal e Familiar. Análise das políticas nacionais para Educação Financeira na Educação Básica.
Concepções do processo de ensino-aprendizagem de matemática. Tendências em Educação Matemática. Aprendizagem Matemática. A Matemática na Educação Básica. Interação entre Matemática e outras disciplinas da Educação Básica.