20203
Conceituação, origens e evolução da Tecnologia e suas aplicações à Engenharia de Transportes. Conceituação de Inovação e sua aplicabilidade junto à Tecnologia em empresas de Transportes. A Tecnologia aplicada aos modais transporte, aos sistemas de transporte e sua relação com a Logística. Um olhar sobre a inovação na Gestão Pública (PAC, PNLP, PNLT, PNIH). Estudos de caso sobre a adoção da Tecnologia como ferramenta de melhoria na gestão de empresas de transporte públicas e privadas.
Prevendo cidades inteligentes. Tecnologias e aplicações móveis para cidades inteligentes. A internet das cidades (IoC) e a internet das coisas (IoT) para cidades conectadas e cognitivas. Utilidades (energia, água, gás) e transportes inteligentes. Aeroportos inteligentes. Sistemas de saúde inteligentes. Arquiteturas de sensores. Redes de sensores sem fio. Fundações de multi agentes (Smart Agents). Nuvem de dados para cidades inteligentes. Exemplos.
Teoria das probabilidades: Princípios fundamentais e funções de distribuição de probabilidades. Processos estocásticos: Definições, Cadeias de Markov e o processo de Poison. Método de Simulação Monte Carlo: Conceitos gerais e principais técnicas para geração de variáveis aleatórias. Aspectos gerais da simulação discreta, Estocástica e Contínua: Modelagem, Ferramentas de simulação, Implementação computacional de modelos, Análise, Experimentação, Verificação e Validação de modelos de simulação. Estudos de caso: Diversas aplicações da simulação aplicada a sistemas logísticos e de transportes.
O transporte rodoviário de cargas; o transporte público de passageiros; estrutura organizacional das empresas de transportes; interações diretas e indiretas na gestão de frotas; dimensionamento da frota; avaliação de veículos; operação de frotas; custos operacionais; sistemas de manutenção; estratégias de substituição de frotas; acomodação de cargas e passageiros; importância da tecnologia nas empresas de transportes.
Classificações; regulamentação do setor; concessões; aspectos econômicos e financeiros; logística, custo e tarifação; operação; trens de alta-velocidade; intermodalismo/multimodalidade; traçado, gabaritos e cruzamentos; estudos geológicos/geotécnicos. Via permanente: infra e superestrutura, terraplenagem, drenagem, eletrificação, sinalização e controle; acústica e vibração; obras de arte e túneis; estruturas auxiliares: estações e pátios, depósitos e garagens, oficinas e armazéns, aparelhos de mudança de via. Material rodante: locomotivas, carros de passageiros, vagões de carga, lotação, velocidade, resistência e força motriz, carga útil (tonelagem). Construção: logística, planejamento e gestão, licitações/contratos, serviços preliminares, canteiro de obras, assentamento; manutenção e operação: conservação, renovação, inspeção e detecção de falhas, segurança e gestão de riscos; prevenção de acidentes, plano de ação de emergência.
Origem e formação dos solos e suas implicações no comportamento geomecânico. Uso da pedologia na criação de unidades geoambientais. Comportamento geomecânico (resistência, deformação, permeabilidade e erodibilidade) de unidades de solos. Ensaios geomecânicos laboratoriais e de campo. Conceitos de mapeamento de áreas de risco a movimentos de massa. Aplicação das metodologias e dos conceitos estudados nas aulas em bacias hidrográficas visando o uso e ocupação.
Uso de Sistema de Informações Geográficas (SIG) em avaliação de imóveis: criação do banco de dados; análises espaciais. Regressão linear múltipla: conseqüências e detecção da multicolinearidade, heterocedasticidade e autocorrelação. Diagnóstico e incorporação de efeitos espaciais. Geoestatística: Superfície de Tendência; Krigagem. Econometria espacial: modelagem por regressão espacial. Redes neurais artificiais. Avaliação de imóveis usando a Análise da Envoltória de Dados (DEA).