20212
Materiais e o meio ambiente, lixo, resíduos, reciclabilidade, classificação normativa dos resíduos sólidos industriais, valorização dos resíduos industriais, materiais cimentícios especiais de baixo impacto ambiental, nanotecnologia: inovação e sustentabilidade, planejamento e otimização de experimentos com materiais residuais.
Introdução aos métodos numéricos. Diferenças finitas. Equações da conservação. Volumes finitos. Modelagem de turbulência. Escoamentos em desenvolvimento. Verificação e Validação.
Cinética química. Equações de conservação simplificadas para escoamentos reativos. Chamas pré-misturadas em gases combustíveis. Chamas de difusão. Ignição. Emissões em combustão.
- Introdução à convecção
- Leis de Conservação - Diferencial
- Leis de Conservação - Integral
- Camada Limite Hidrodinâmica e Camada Limite Térmica
- Transferência de calor em escoamento externo
- Transferência de calor em escoamento interno
- Convecção Natural
- Mudança de fase
- Trocador de calor
- Técnicas experimentais em convecção
1. Introdução aos meios porosos. 1.1: Porosidade absoluta e efetiva. 1.2. Influência do tamanho, arranjo e forma dos grãos sobre a porosidade; 1.3. Métodos para determinação da porosidade: direto, embebição, injeção de mercúrio e expansão de hélio; 1.4. Tensão superficial e Lei de Young-Laplace; 1.5. Molhabilidade e ângulo de contato; 1.6. Saturação de meios porosos; 1.7. Pressão capilar e pressão de entrada; 1.8. Curvas de pressão capilar; 1.9:Porosimetria por injeção de mercúrio; 1.10. Método da membrana semipermeável; l.ll. Análise de imagens digitais; 1 .1 2. Tomografia de raios x e aplicações.
2. Escoamentos monofásicos. 2.1 . Permeabilidade absoluta; 2.2. Leis de Darcy, Brinkmann e Forchheimer; 2.3. Efeito Klinkenberg; 2.4. Meios porosos simplificados: feixes de tubos em série/paralelo e arranjo de cilindros e esferas.
3. Fenômenos capilares em meios porosos. 3.1 . Ascensção capilar em placas paralelas e tubo cilíndrico; 3.2. Capilaridade em meios porosos e aplicações; 3.3-. Influência da rugosidade e heterogeneidade sobre o ângulo de contado: leis de Wenzel e Cassie.
4. Escoamentos bifásicos. 4.1. Permeabilidade relativa; 4.2. Lei de Darcy modificada; 4.3. Permeabilidade relativa em placas paralelas e tubos cilíndricos; 4.4. Aplicações em rochas de reservatório.