20222
A formação de professores e a prática de ensino. Estágio supervisionado em ambientes educativos formais. Reflexões críticas sobre os fatos observados na escola. Juventude e escola. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Organização e realização de ações formativas (palestras, minicursos, oficinas, apresentações culturais).
- Experimentos relacionados aos temas: termodinâmica química, cinética, eletroquímica, equilíbrio químico, propriedades coligativas, viscosidade, espectroscopia molecular, polímeros em solução, físico-química de coloides e superfícies.
A disciplinarização da Química. Concepções atuais que norteiam o currículo de Química. Propostas curriculares de química para o Ensino Médio no âmbito nacional e estadual; A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade nas aulas de Química; Experimentação no Ensino de Química. Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Química. A ludicidade e os jogos no Ensino de Química. Elaboração de materiais didáticos para o Ensino de Química. Planejamento e avaliação no Ensino de Química. Atividades de PCC.
O uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem de Química. Prática pedagógica com as tecnologias educacionais, dentre outras possibilidades para organização do trabalho pedagógico do professor. A utilização de programas e simulações para o desenho de moléculas, equações químicas. O uso de ambientes virtuais de aprendizagem - os laboratórios virtuais de Química.
: Estágio supervisionado em ambientes educativos formais (escolas do ensino médio e EJA) e não-formais. A relação professor e aluno no espaço escolar. Professor Reflexivo. Avaliação no Ensino de Química. Reflexões sobre a atuação docente - seus impasses e perspectivas
Educação: formação do homem pela sociedade. Educação escolar: natureza e especificidade. A educação na história da humanidade: referências da antiguidade, do medievo, da modernidade e da pós-modernidade. Pensamento pedagógico no Brasil: história e tendências contemporâneas.
Sociedade civil, Estado e processo civilizatório: quem educa o cidadão? A história dos direitos humanos e os documentos internacionais e nacionais; as concepções filosóficas de direitos humanos e as lutas sociais por direitos humanos. Globalização e diáspora: quem precisa da identidade? A formação étnico-racial e sociocultural do povo brasileiro: universalismo e diversidade, identidade e diferença, lutas e resistências.
Química dos elementos e suas aplicações. Introdução à Química de coordenação: histórico, definições e nomenclatura. Teorias de ligação aplicadas a complexos.
Configuração histórica da Didática. A Didática no Brasil. O ensino: objeto da Didática. Didática na formação de professores. Currículo e teorias do currículo. O conhecimento escolar e a mediação didática dos conteúdos. A aula: concepção. Planejamento de ensino: objetivos educacionais. Conhecimentos escolares. Formas de
avaliação da aprendizagem. Elaboração de material didático na área específica do curso.