20232
Ecossistemas: conceitos e estruturas. Fluxo energético, ciclagem de matéria e produtividade em sistemas naturais, urbanos e agrícolas. Biodiversidade. Alterações antrópicas em ecossistemas em escala local e global. Ecologia da conservação. Restauração de ecossistemas degradados.
Ementa variável para complementar assuntos de interesse dos discentes e docentes. Apresentação e discussão de assuntos de interesse relevantes e específicos relacionados com a área de concentração de Manejo e Conservação de Recursos Agrícolas e Naturais, que não são oferecidas pelo Programa. Tópicos oferecidos por iniciativa dos professores responsáveis e/ou por parte dos estudantes. Conteúdos oferecidos serão aprovados em instância competente e divulgados no semestre precedente aquele que serão ministrados. Abordagens práticas de alguns assuntos poderão também ser incluídas no programa.
O solo como componente dos ecossistemas agrícolas e naturais. A formação do solo, sua distribuição na paisagem e as principais classes e distribuição na superfície do planeta. Atributos e os processos dinâmicos do solo nos ecossistemas agrícolas e naturais. A pedosfera como uma interface entre biosfera, atmosfera, hidrosfera e litosfera. Adequabilidade do uso da terra. O solo e sua relação com a mudança climática, disponibilidade hídrica, degradação do solo e tópicos da atualidade.
Produção e veiculação de conhecimentos: paradigmas de pesquisa, interdisciplinaridade e inovação. Projeto de pesquisa: aspectos teóricos e metodológicos. Elaboração de artigos para periódicos indexados em bases de referência internacional. Disciplina com ementa variável, de acordo com a área de concentração, linhas de pesquisa do programa e temáticas dos estudos desenvolvidos pelos estudantes matriculados.
Estruturas internas de plantas vasculares. Técnicas de histologia vegetal. Célula Vegetal. Tecidos de crescimento (meristemas). Tecidos de revestimento (epiderme e periderme).Tecidos de produção e reserva (parênquimas). Tecidos de sustentação (colênquima e esclerênquima). Tecidos condutores (xilema e floema). Organologia: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.