20232
Fontes, distribuição, transporte, transforações, comportamento e efeitos biológicos dos contaminantes no ambiente marinho.
De caráter teórico e prático, esta disciplina pretende articular, aprofundar e integrar os conhecimentos de uma determinada área, que envolve interações socioambientais, para desenvolver capacidades de análise e compreensão da complexidade causal em problemas socioambientais a partir de modelos DPSIR.
Métodos estatísticos utilizados como ferramenta de análise integrada de dados em Oceanografia. Manipulação de dados quantitativos através de técnicas paramétricas e não paramétricas. Estratégias de transformação, redução, integração e representação gráfica multidimensional de variáveis e casos. Técnicas multivariadas de correlação, ordenação, agrupamento e predição.
Análise e aplicação de conceitos, modelos e métodos para a elaboração de planejamento amostral.
Morfodinâmica de praias arenosas, componentes biológicos (micro, meio e macro bentônicos) e suas interações com o ambiente arenoso e com o homem. Definição de métodos práticos para levantamento e estudo de praias arenosas. Procedimentos adequados à análise e interpretação dos resultados obtidos em campo.
Fornecer os elementos e ferramentas para capacitar os alunos analisar diretamente a relação entre diferentes conjuntos de dados, coletados em seus projetos de mestrado e doutorado. A disciplina será essencialmente prática e permitirá que os conjuntos de dados sejam tratados de acordo com o tipo de variável. Estão previstas intervenções teóricas para refinamento dos conceitos e aprofundamento dos conteúdos. A disciplina utilizará pelo menos os seguintes softwares PRIMER/PERMANOVA, Canoco 4.6, Past 4.1.
Introdução a hidrodinâmica de praias arenosas (Ondas). Introdução ao estudo de morfodinâmica de praias arenosas. Métodos de Aquisição de dados. Avaliação da dinâmica e obras costeiras em praias arenosas.
Introdução à programação em Matlab. Revisão sobre álgebra linear aplicada à problemas na área de ciências do mar.