Fórum de notícias

A PRECÁRIA SITUAÇÃO DO CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

A PRECÁRIA SITUAÇÃO DO CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

por André William Régis (19200411) -
Número de respostas: 0

A atual gestão do Centro Acadêmico Livre de Ciência da Computação vem a público expor ao corpo dos estudantes do curso a situação interna da gestão. Começamos nossa gestão em 2019 com um total de 8 pessoas, sendo que algumas delas vinham de uma chapa de continuação, enquanto outros eram novos membros, em nosso momento com mais pessoas participando, chegamos a 14 membros na gestão.

Nesse período estivemos presentes lado a lado nas principais lutas estudantis, participamos das grandes manifestações contra os cortes na educação de 2019 e tivemos um papel importante na organização da greve de 2019 no CTC através do movimento "Mobiliza CTC".

Em 2020, apesar de um começo bom com eventos de integração, reuniões, entre outras atividades, tivemos que enfretar um período atípico de pandemia e ensino remoto, e, apesar de estarmos presentes nos debates centrais que ocorreram sobre acessibilidade e permanência, além de tarefas externas como organização da semana acadêmica (SECCOM), colegiado de curso e conselho de centro, participávamos de outras instâncias do movimento estudantil, como o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Conselho de Entidades de Base (CEB) que exigem tempo e dedicação. Nossa gestão então começou a enfrentar problemas de comunicação, motivação e dificuldade até mesmo nas tarefas mais simples de serem executadas.

Neste final de 2021, nos encontramos então com uma gestão prolongada por 2 anos, com uma quantidade mínima de pessoas participando, e uma realidade totalmente modificada. Por isso, não conseguimos efetivamente realizar atividades de acolhimento com novos calouros, debates ou atividades de integração entre todos, ou até mesmo realizar reuniões ordinárias, de funcionamento da entidade.

Entedemos a importância de um Centro Acadêmico ativo, representativo e combatente. O CALICO conquistou muitas vitórias para os estudantes durante sua trajetória, e sua inatividade implica na falta de representação estudantil e na tomada unilateral de decisões por parte dos professores, assim como na falta de integração e senso de comunidade dentro do curso.

Por isso, gostaríamos de conversar com o estudantes e convidamos todes para a Roda de Conversa da SECCOM, onde resgataremos a história do movimento estudantil nacional e catarinense para discutirmos sobre a importância dos centros acadêmicos e seu papel na vida e na luta dos estudantes