20211
Exemplos de aplicações de programação de computadores na área de transportes. Conceitos gerais sobre programação de computadores. Tipos de variáveis. Operadores lógicos. Leitura e gravação de arquivos em diferentes formatos. Produção de gráficos. Produção de relatórios. Tratamento de erros e exceções. Linguagem de banco de dados relacional. Multithreading. Processamento de dados de demanda apoiado em banco de dados relacional. Processamento de dados de infraestrutura utilizando programação em sistema de informações geográficas. Processamento em grafos.
Definições; elementos da engenharia de tráfego: via, veículo e usuário; teoria do fluxo de tráfego; estudos do volume, velocidade e tempo de viagem; pesquisa Origem-Destino; Segurança Viária; Estacionamento; Polos Geradores de Viagens.
Princípios básicos sobre otimização de sistemas logísticos e de transportes: modelos de localização, distribuição de instalações e equipamentos de transportes, roteirização de veículos, teoria das filas e simulação discreta. Conceituação sobre modelos de otimização; modelos de otimização; teoria dos grafos; teoria das filas; simulação; modelos de localização; modelos de distribuição; modelos de roteirização; estudos de casos.
O transporte rodoviário de cargas; o transporte público de passageiros; estrutura organizacional das empresas de transportes; interações diretas e indiretas na gestão de frotas; dimensionamento da frota; avaliação de veículos; operação de frotas; custos operacionais; sistemas de manutenção; estratégias de substituição de frotas; acomodação de cargas e passageiros; importância da tecnologia nas empresas de transportes.
Lei de Terras de 1850; registro público; exigências do registro público; estatuto da terra; lei do georreferenciamento de imóveis rurais; exigências profissionais para demarcar terras segundo a lei 10.267/01; ocupação das terras no Brasil; cadastro rural; estrutura fundiária rural; vulnerabilidade do sistema declaratório para tributação da propriedade rural; cadastro rural e a gestão federal; cadastro urbano; legislação para o cadastro urbano; evolução do cadastro urbano; qualidade dos dados do cadastro urbano; cadastro e a gestão municipal; cadastro e a sustentabilidade municipal; cadastro e as políticas públicas; e cadastro técnico multifinalitário.
Método comparativo de dados de mercado: regressão linear; tratamento por fatores; método involutivo; método evolutivo; método da renda; métodos para identificar o custo de um imóvel; métodos para identificar indicadores de viabilidade da utilização econômica de um empreendimento; avaliação de glebas urbanizáveis; avaliação de imóveis rurais; especificação da avaliação; elaboração de laudos.