O que aprendemos no semestre? Reflexões sobre os multiletramentos
Como atividade de encerramento do semestre, convido vocês a refletir sobre o que aprendemos até aqui.
Durante o semestre propus alguns eventos e práticas de letramento visando ampliar os multiletramentos da turma.
Evento de letramento pode ser qualquer situação que envolva uma ou mais pessoas na qual a produção e a compreensão da escrita tenham uma função. Os eventos de letramento devem ter regras para a interação. E são elas que vão determinar a quantidade e o tipo de “fala” sobre o que está escrito. Há elementos que devem ser visíveis nos eventos de letramento. São eles: participante(s), ambiente(s), artefato(s) e atividade(s). Os eventos de letramento são situações reais em que se enquadram as práticas de letramento.
Práticas de letramento são atividades humanas concretas. Envolvem não somente o que as pessoas fazem, mas o que elas fazem a partir do que sabem e o que elas pensam sobre o que fazem. Também é levado em conta como essas pessoas “constroem” o valor e a ideologia que já permeiam esse acontecimento e que estão subjacentes a essas ações . São formas culturalmente aceitas de se usar a leitura e a escrita. As práticas de letramento são produções sociais.
Os multiletramentos podem ser definidos como a capacidade de lidar adequadamente com as novas linguagens e tecnologias, adquirindo a consciência de que fazer bom uso delas significa torná-las úteis e favoráveis a si. Multiletramentos se referem à multiplicidade de culturas e de linguagens (em textos compostos de outros meios semióticos, além da escrita, como cores, sons, imagens) que exigem capacidades e práticas de compreensão e produção de cada uma delas nas diferentes mídias para que tenham significado.
A partir dessas ideias vamos à tarefa:
1) vamos sortear equipes que vão analisar as cinco principais práticas de letramentos que tivemos. vejam quais são:
a) video de apresentação "eu e as mídias";
b) aula sobre moodle e uso dele na disciplina;
c) fórum do youtube e pesquisas sobre a temática na internet;
d) como usar videos na sala de aula
e) escolha dos games e análise dos jogos educativos;
f) pesquisa sobre redes sociais e a copa.
2) com sua equipe, vá até o espaço no moodle e analise o que foi feito. prepare uma sintese e um comentário crítico sobre a atividade acompanhado de um exemplo.
3) vá ate o facebook, comunidade Comunicação e Educação, curta a página e junto com sua equipe poste o que produziram sob a forma de um post novo no feed de noticias.
4) visite as postagens das outras equipes e comente, publique seus trabalhos, etc.
5) Convide pelo menos 10 amigos para curtir nossa página.
6) pronto, agora vamos tomar um lanchinho e descansar..
Muito obrigada pelo semestre de significações..
Boas férias!!