Glossário Midia-Educação
Palavras e conceitos importantes para a Mídia-educação. Quais são os termos técnicos e conceitos que precisamos conhecer ao lidar com as mídias na educação? Vamos fazer aqui um pequeno dicionário, colocar os itens, suas definições e os autores/referência onde encontrar mais dados. É um espaço coletivo, de criação nossa. Para colocar uma palavra nova clique em INSERIR NOVO ITEM. Coloque o conceito, sua definição, a fonte da informação e, se tiver, um arquivo anexo com mais dados ou o próprio local onde encontrou o conceito. No final, coloque seu nome, entre parênteses.
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
A |
---|
APRENDIZAGEMAção de aprender qualquer ofício, arte ou ciência. Nome geral dado a mudanças permanentes de comportamento, como resultado de treino ou experiência anterior. Fonte: MICHAELIS - Dicionário Prático de Língua Portuguesa - Nova Ortografia (Ili Isabel) | |||
B |
---|
blogBlog é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog. Este, por sua vez, é resultante da justaposição das palavras da língua inglesa web elog. Web aparece aqui com o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. Numa tradução livre podemos definir blog como um diário online.
Lisiane
| ||
Blog
Blog Um blog ou blogue1 2 3 (contração do termo inglês web log, "diário da rede") é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs. Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede demídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos. Em dezembro de 2007, o motor de busca de blogs Technorati rastreou a existência de mais de 112 milhões de blogs.4 Com o advento do videoblog, a palavra blog assumiu um significado ainda mais amplo, implicando qualquer tipo de mídia onde um indivíduo expresse sua opinião ou simplesmente discorra sobre um assunto qualquer. Fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog)
Rafhaela
| ||
C |
---|
ChatUm chat, que em português significa conversação, ou bate-papo (termo usado no Brasil), é um neologismo para designar aplicações de conversação em tempo real. Esta definição inclui programas de IRC, conversação em sítio web ou mensageiros instantâneos.
Fonte: acessado em: 10/04/2014 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Chat LARISSA EMANUELA COSTA | ||
CHAT - WEBSITECHAT: Um chat, que em português significa conversação, ou bate-papo (termo usado no Brasil), é um neologismo para designar aplicaçõesde conversação em tempo real. Esta definição inclui programas de IRC, conversação em sítio web ou mensageiros instantâneos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Chat WEBSITE: Website é uma palavra que resulta da justaposição das palavras inglesas web (rede) e site (sítio, lugar). No contexto das comunicações eletrônicas, websitee site possuem o mesmo significado e são utilizadas para fazer referência a uma página ou a um agrupamento de páginas relacionadas entre si, acessíveis na internet através de um determinado endereço. http://www.significados.com.br/website/ "KENYA CAMPAGNOLO" | ||
Comunicação1. Ação ou efeito de comunicar (-se). 2. Aviso, informação. 3. Transmissão. 4. Passagem, caminho. 5. Processo de emissão, transmissão e recepção de mensagens escritas, faladas, etc., por meios diversos (telefone, TV, computador, etc.). 6. Qualquer mensagem recebida por esses meios. 7. O processo de expressão e recepção de ideias, sentimentos, etc., entre duas ou mais pessoas, do ponto de vista da qualidade e da eficiência. Pl. 8. Conjunto dos meios de transporte. 9. Telecomunicações.
FONTE: XIMENES, Sérgio. Minidicionário Ediouro da Língua Portuguesa. 2ª Edição. São Paulo: Ediouro, 2000, p. 235.
Fabienne Neide da Cunha
| ||
ConhecimentoS.m. Ato ou efeito de conhecer. Gabriela Korus | ||
Cultura de MídiasCultura de Mídias significa cultura do Efêmero, do descontínuo, e do esquecimento. Essa cultura tem muita mobilidade, que a capacidade de transição de uma informação de uma mídia pra outra muito rapidamente. O avanço da tecnologia permite o surgimento de novas mídias de forma constante, e com isso a Cultura de Mídias se torna cada vez mais forte. Para Santaella, estudiosa da área, portanto, a cultura das mídias "não se confunde nem com a cultura de massas, nem com a cultura digital ou cibercultura"; trata-se de "uma cultura intermediária, situada entre ambas.
Fonte: http://www.pucsp.br/~marcusbastos/cm1/aula1d.htm http://www.fernandopaes.ppg.br/blog/2009/10/14/resenha-cultura-das-midias-lucia-santaella/
Daniela Rodrigues | ||
D |
---|
Democracia e Mídia
"Dentro da esfera da democracia liberal, que efetivamente é a única forma conhecida da democracia moderna, podemos falar de duas concepções diferentes sobre o que a democracia deveria ser. A primeira, que chamaremos de participativa,é otimista em relação às possibilidades de participação racional das pessoas nas decisões políticas – se as instituições forem planejadas para isso. Nessa visão, a democracia é um regime em que a pessoa decide as políticas públicas que deveriam ser escolhidas pelos representantes eleitos. O segundo ponto de vista é pessimista em relação às oportunidades de se obter maior participação racional de parte dos cidadãos nas deliberações democráticas, independentemente do tipo de instituições que existirem. Nessa visão, os indivíduos comportam- se de maneira irracional quando chamados a participar da arena política. Na primeira visão, é preciso uma mídia mais empenhada em tentar esclarecer a opinião pública, devido ao papel decisivo que a informação desempenha na ação de uma cidadania participativa. Na segunda isto não é tão importante, uma vez que os cidadãos não tendem a ser racionais em política; contudo, mesmo a escola “cética” se preocupa com a desmoralização da democracia gerada pela mídia". SINGER, A. Mídia e democracia. REVISTA USP, São Paulo, n.48, p. 58-67, dezembro/fevereiro 2000-2001.
Graduanda: Amanda Prado | ||