Ir para o conteúdo principal
Moodle UFSC - Presencial Legado
Você acessou como visitante (
Acessar
)
MEN7107-07308A (20132) - Educação e Infância VII: Estágio em Educação Infantil
Página inicial
Cursos
MEN7107-07308A (20132)
BIBLIOTECA - Teses e Dissertações
AGOSTINHO, Kátia A. O Espaço da Creche: que lugar ...
AGOSTINHO, Kátia A. O Espaço da Creche: que lugar é este? Florianópolis, SC. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.
Clique em
AGOSTINHO, Kátia A. O Espaço da Creche: que lugar é este? Florianópolis, SC. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.
para abrir o recurso.
◄ TIRIBA, Léa. Crianças da natureza. (2010).
Seguir para...
Seguir para...
Fórum de notícias
Plano de ensino da disciplina
Reflexões e indicações para a construção do Memorial de Estágio Supervisionado em Educação Infantil
Informações p/ preenchimento SIARE
Portaria nº 117/2012 - Estágio na Rede Municipal de Educação (PMF/SME/SC)
Portaria nº 256, de 2012 - Altera Art. 2º da Portaria nº117/2012 (FPOLIS/PMF/SME)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES - Estratégias da Ação Pedagógica (SME/PMF, 2012)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES - Brincadeiras (SME/PMF, 2012)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES - NAP Linguagens oral e escrita (SME/PMF, 2012)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES - NAP Linguagens visuais (SME/PMF, 2012)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES - NAP Linguagens sonoras e corporais (SME/PMF, 2012)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES - NAP Relações com a natureza (SME/PMF, 2012)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES - NAP Relações sociais e culturais (SME/PMF, 2012)
Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Parecer CNE/CEB nº 17/2012 - Orientações sobre a organização e o funcionamento da Educação Infantil, inclusive sobre a formação docente, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
ROCHA, Eloisa A. Candal e OSTETTO, Luciana E. O estágio na formação universitária de professores de educação infantil (2008).
OSTETTO, Luciana. Planejamento na educação infantil: mais que a atividade, a criança em foco
CAPUTO, Stela Guedes. Fotografia e pesquisa em diálogo sobre o olhar e a construção do objeto (2001)
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê (2005).
KRAMER, Sônia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. (2002).
AGOSTINHO, Kátia. Pensar a participação infantil nos contextos de educação infantil. (2009).
BATISTA, Rosa. A rotina do dia-a-dia da creche: entre o proposto e o vivido. (2001)
BARBOSA, Maria Carmen S.; RICHTER, Sandra Regina S. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. (2010).
BARBOSA, Maria Carmen S. Especificidades da ação pedagógica com os bebês
COUTINHO, Angela M. S. O corpo e a ação social de bebês na creche. (2011).
CORREA, Bianca Cristina. Educação infantil e ensino fundamental: desafios e desencontros na implantação de uma nova política. (2011).
CERISARA, Ana Beatriz et al. Partilhando olhares sobre as crianças pequenas: reflexões sobre o estágio na educação infantil.
DUARTE, Fabiana. Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente. (2012).
FARIA, Ana Lúcia G. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na educação infantil, primeira etapa da educação básica.
FERREIRA. Maria Manuela M. O trabalho de fronteira nas relações entre géneros como processo estruturante de identidades homo e heterossociais de género ocorridas nas brincadeiras entre crianças em espaços de "brincar ao faz-de-conta" num JI. (2003).
FERREIRA. Maria Manuela M.: ROCHA, Cristina.; VILARINHO, Mª Emília. Para uma Sociologia da Infância ao Serviço de uma Cidadania Participativa das Crianças. (2004).
FERREIRA. Maria Manuela M. Ta na hora de ir pra Escola! Ou… Brincar às escolas na escola (JI) como um modo das crianças darem sentido e negociarem as relações entre a família e a escola. (2006).
FERREIRA. Maria Manuela M. Galgar fronteiras, criar pontes, traçar ruas e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do jardim de infância pelas crianças. (2011).
FERREIRA, Maria Manuela M. Criança tem voz própria. (Entrevista).
FERREIRA, Vitor. Elogio sociológico à carne: A partir da reedição do texto -as técnicas do corpo- de Marcel Mauss. (2009).
GOBBI, Márcia. Múltiplas linguagens de meninos e meninas e a educação infantil. (2010).
GUIMARÃES, Daniela. Entre gestos e palavras: pistas para a educação das crianças de 0 a 3 anos.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares. Infantia: entre a anterioridade e a alteridade. (2011).
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. (2010).
KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e/é fundamental. (2006).
KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda R.; CORSINO, Patrícia. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental. (2011).
KOHAN, Walter Omar. Vida e morte da infância, entre o humano e o inumano. (2010).
LARROSA, Jorge B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. (2002).
MARANHÃO, Damaris Gomes. Saúde e bem-estar das crianças: uma meta para educadores infantis em parceria com familiares e profissionais de saúde. (2010).
MICARELLO, Hilda. Avaliação e transições na educação infantil. (2010).
MOSS, Peter. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática. (2009).
OLIVEIRA, Zilma de Moraes R. O currículo na educação infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais? (2010)
OLIVEIRA, Alessandra M. R.; GIRARDELLO, Gilka Elvira Ponzi. O cheiro da areia molhada: o telúrico nas esculturas, na vida e na educação das crianças pequenas. (2009).
OLIVEIRA. Alessandra M. R. Da exposição à criação: a educação estética das crianças na educação infantil. (2010).
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências (2008)
PAGNI, Pedro Angelo. Infância, Arte de governo pedagógica e cuidado de si. (2010).
RICHTER, Sandra; BARBOSA, Maria Carmen. Direitos das crianças como estratégia para pensar a educação das crianças pequenas. (2011).
RIVERO, Andréa Simões. A brincadeira das crianças na formação de professores na educação infantil. (2011).
RUSSO, Danilo. De como ser professor sem dar aulas na escola da infância. (2008).
SALAZAR, Joselma de Castro. A constituição da linguagem e as estratégias de comunicação dos e entre os bebês no contexto coletivo da Educação Infantil. (2012).
SAYÃO, Deborah. Cabeças e corpos, adultos e crianças: cadê o movimento e quem separou tudo isso? (2007).
TIRIBA, Léa. Crianças da natureza. (2010).
AGOSTINHO, Kátia A. Adair. As formas de participação das crianças na educação infantil. Tese de Doutorado em Estudos da Criança – Universidade do Minho/Portugal, 2010.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Relações sociais em um contexto de educação infantil: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas. Florianópolis. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC, 2012.
COUTINHO, Ângela Scalabrin. As crianças no interior da creche: a educação e o cuidado nos momentos de sono, higiene e alimentação. Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC, 2002.
COUTINHO, Ângela Scalabrin. A ação social dos bebês: um estudo etnográfico no contexto da creche. Tese (Doutorado em Estudo da criança). Universidade Minho, Braga, Portugal. 2010.
DUARTE, Fabiana. Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente. Dissertação (Mestrado). Florianópolis. UFSC. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
FORTKAMP, Eloísa Helena T. Educação Infantil e família: a complementaridade na perspectiva das famílias de baixa renda. Dissertação (Mestrado). Florianópolis. UFSC, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008.
FRANCISCO, Zenilda Ferreira. Zé, tá pertinho de ir pro parque? O tempo e o espaço do parque em uma instituição de educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação). UFSC, 2005.
GUIMARÃES, Daniela. Relações entre crianças e adultos no berçário de uma creche pública na Cidade do Rio de Janeiro: técnicas corporais, responsividade, cuidado. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: PUC - Departamento de Educação, 2008.
GUIMARÃES, Daniela. Relações entre crianças e adultos no berçário de uma creche pública na Cidade do Rio de Janeiro: técnicas corporais, responsividade, cuidado. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: PUC - Departamento de Educação, 2008.
LESSA, Juliana Schumacker. O espaço alimentar e seu papel na socialização da infância: o caso de uma creche pública. Florianópolis, SC. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC, 2011.
ROCHA, Eloisa A. C. A Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia da educação infantil. Tese de Doutorado,1999.
SALAZAR, Joselma S. Florianópolis. A constituição da linguagem e as estratégias comunicativas dos e entre bebês no contexto coletivo da educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC, 2011.
SAYÃO, Déborah Thomé. Relações de gênero e trabalho docente na educação infantil: um estudo de professores em creche. Tese de Doutorado, 2005.
SCHMITT, Rosinete Valdeci. Mas eu não falo a língua deles! As relações sociais de bebês num contexto de educação infantil. Dissertação (Mestrado). Florianópolis. UFSC. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008.
AGOSTINHO, Kátia A. Adair. As formas de participação das crianças na educação infantil. Tese de Doutorado em Estudos da Criança – Universidade do Minho/Portugal, 2010. ►