Aula de Educação e mídias

Esta disciplina me parece extremamente importante para minha futura nova profissão, que será algo ligado à educação. Ainda não tenho certeza de nada. Só desejo terminar este curso logo e aproveitar muito bem cada disciplina, pois apesar de não ter certeza do futuro, tenho que aproveitar o presente e me dedicar à minha formação pessoal e profissional. Nova profissão, pois já tenho uma profissão: Policial Militar: 17 anos de PMSC!

As mídias fazem parte da educação: vídeos, projetores, cinema, powerpoint, imagens, tudo deve ser utilizado em função de uma educação de qualidade. as mídias estão presentes no nosso dia-a-dia diariamente, do celular à televisão. A escola não pode se furtar à adequação destes sistemas ao ensino. A escola não pode ficar paradas no tempo, impedindo que as crianças, os jovens usufruam das tecnologias. Pelo contrário, devem utilizar-se destas tecnologias para transmitir, para melhorar as formas de transmitir, de pesquisar, de ensinar.

Uma frase que a Professora Dulce falou durante uma aula, me marcou: "Você é só um consumidor de mídia." Fiquei pensando nisto por vários dias. Cada vez que liguei a televisão, o computador ou o rádio do carro, pensei: Se sou uma consumidora de mídia, então assim como escolho minhas roupas confortáveis e a comida que alimenta meu corpo, tenho que selecionar o que vejo e ouço. Pois que não posso entrar na televisão e produzir meu próprio jornal. Nem ouvir as músicas que mais gosto, sem interrupção chata das propagandas comerciais.

Produzir um vídeo no moviemaker foi muito legal para dar uma noção de como trabalhar com este programa, das possibilidades de transmitir ideias e conhecimentos, da liberdade de criação. A possibilidade de criação é uma coisa muito pouco valorizada na escola. Na escola temos a única tarefa de reproduzir. Reproduzir nas provas. Reproduzir conhecimentos e comportamentos. É muito pouco incentivada a liberdade de qualquer coisa, principalmente de criação. Na caminhada da minha vida, estou percebendo que as restrições da escola começam bem cedo: na educação infantil. Estou fazendo estágio na rede pública e é impressionante o que as "profissionais da educação" fazem com as crianças.

Mas, voltando às mídias, temos que nos utilizar da potencialidades da internet, dos computadores, dos celulares para disseminar o conhecimento. Acho que esta disciplina vai me abrir portas e janelas para o conhecimento!