Como as crianças pequenas estão se relacionando com as mídias? Quais os desafios de se trabalhar com midias na educação infantil?
Re: As mídias e a infância
Respondendo as questões: “Como as crianças pequenas estão se relacionando com as mídias? e Quais os desafios de se trabalhar com mídias na educação infantil?”, Henry Jenkis (Cultura da Convergência. Editora Aleph. 2008) aponta para as transformações das tecnologias (p. 28), as quais possibilitaram que os consumidores passassem de consumidores passivos (rádio, televisão) a consumidores interativos (Celulares multifuncionais, internet). As inovações da tecnologia estão cada vez mais ao alcance das crianças na mais tenra idade. Muitos pais colocam-nas em contato com as mídias através de jogos, filmes em aparelhos de celular, ipod, ipad, etc, com a intenção de distraí-las, de mantê-las ocupadas. Desta maneira podem fazer outras coisas: assistir novela, um filme, jornal,etc.
As mídias se fazem presentes desde cedo na vida das pessoas. As crianças, crescem experimentando formas de tocar e ampliar as telas dos celulares e tablets (touchsecreen). A instituição de Educação Infantil e a escola não podem negarque as tecnologias existem. Não devem restringir o acesso às informações somente aos livros. Por outro lado, o conhecimento à disposição na internet nem sempre é confiável. O educador/Professor deve pesquisar junto com as crianças/alunos sobre os assuntos oferecidos pela escola.
Como desafios para trabalhar as mídias na Educação Infantil, pelo que percebo, da parte das crianças tudo que é novidade elas querem logo saber, mexer, investigar ou seja, as crianças estão sempre prontas ao aprendizado. A questão é: Todas as crianças terão acesso às mídias? De que crianças estamos falando? Das crianças da escola pública? Na escola pública o material mais básico falta, imagina computadores, tablets, etc à disposição das crianças. Do meu ponto de vista, o desafio da trabalhar mídias com as crianças da escola pública é justamente promover o acesso aos instrumentos (computadores, tablets, etc.)
A partir das leituras de Buckingham, Jenckins, das discussões em sala e das nossas próprias experiências e observações é que as mídias ganham em disparada com qualquer outra forma de diversão como, por exemplo, jogar bola com os amigos. As crianças hoje em dia não brincam mais na rua, não saem mais de dentro de casa, são brancas e apáticas, pois seus divertimentos se atem na TV (filmes e alguns jogos), na internet (e-mail, joguinhos que baixam na internet, aplicativos, facebook, filmes que baixam, etc...) e celular (ouvem música, falam com os amigos, jogam). Nem ao Mc Donald vão mais, pedem seu lanche em casa, não se reúnem para conversar e brincar no shopping.
As mídias estão cada vez mais presentes e os pais acabam por não saber como lidar com essa forma de comunicação que as crianças têm mais acesso. Cada vez mais cedo as crianças acabam por ganhar um celular com a desculpa de as cidades serem violentas e os pais precisam saber onde os filhos estão.
Segundo Buckingham, devemos ajudar as crianças a fazer escolhas conscientes quanto ao uso das mídias, como a TV por assinatura ou aberta, celular e computador, pois seus interesses são muito mais significativos, indo além do simples uso, em muitos casos chegam a ter síndrome de abstinência causada pela dependência. O uso das mídias pelas crianças deve ser supervisionado, com programas próprios para suas idades e com um tempo determinado, pois existem várias outras possibilidades de entretenimento, diversão e aprendizagem que os pequenos devem utilizar e experimentar.
As mídias fazem parte da realidade infantil, não podemos ignorar sua existência, temos sim que trabalhar para que ela possibilite não só entretenimento e diversão, mas fazer dessa ferramenta tecnológica um instrumento que prenda a atenção das crianças quanto aos conteúdos escolares. Isso se faz preparando nossos professores, fazendo com que eles falem a linguagem desses sujeitos que a cada momento tira de seus bolsos o celular para ver se tem algum recado. Devemos trazer as mídias para a sala de aula, planejando aulas significativas que se relacionem com suas experiências, onde os conteúdos sejam trabalhados usando as novas tecnologias, pois só assim as nossas aulas não ficarão com alunos olhando para o teto numa demonstração de desinteresse.
O desafio de se trabalhar com as mídias na educação infantil é que este abre um leque de possibilidades, pois podemos melhorar as proposições com as crianças quando introduzimos músicas, histórias cantadas, poemas, filmes, desenhos e brincadeiras musicais. Com as mídias o repertório oferecido as crianças fica mais rico, colorido e divertido. Trabalhar as mídias na educação infantil é ampliar as potencialidades do conhecimento, pois proporciona uma visão interdisciplinar na educação.
Re: As mídias e a infância
Como as crianças pequenas estão se relacionando com as mídias?
- segundo Henry Jenkis (2008) consumidores interativos;
- cada vez mais ao alcance das crianças;
- muitas vezes ela é oferecida com o propósito de mantê-las ocupadas;
- talvez pela publicidade ser tão grande para o uso de uma determinada mídia, as crianças comentando entre elas e a "vergonha" de uma determinada criança não poder ter acesso a esse brincadeira acabam trazendo uma série de problemas, como também não conhecendo brincadeiras regionais e outras.
Quais os desafios de se trabalhar com as mídias na Educação Infantil?
- As instituições de EI não devem negar esse acesso às crianças. Porém deve ser um acesso que seja caracterizado por um intuito pedagógico.
- ter acesso para esses instrumentos;
- o professor saber trabalhar com esses materiais. Não usá-los apenas com a função de manter as crianças ocupadas, mas ter um caráter pedagógico;
- ir além do simples uso;
Boa tarde professora Dulce,
Segue em anexo a síntese e a respectiva resposta da pergunta chave do Fórum de Letramento Midiático do Grupo: Fabienne, Rúbia, Nathália, Patrícia e Lisiane.
Beijo.
Att,
Faby
Re: As mídias e a infância
Como as crianças pequenas estão se relacionando com as mídias?
As crianças têm cada vez mais acesso as mídias, a mídia está muito presente no dia a dia das crianças.
Quais os desafios de se trabalhar com mídias na educação infantil?
- Um desafio de se trabalhar é que a maioria das crianças em casa tem acesso as mídias como forma de ocupar o tempo, se distrair. E o trabalho com as mídias na Educação Infantil tem que ter uma intencionalidade;
- Um outro desafio são os professores que não sabem mexer com as mídias e não tem interesse em trabalhar com a mesma;
- Nem todas as escolas tem recursos/equipamentos.
Como as crianças pequenas estão se relacionando com as mídias? Quais os desafios de se trabalhar com mídias na educação infantil?
Tentar afastar as crianças pequenas das mídias e das tecnologias, é algo impensável. Elas estão sim presentes na vida das crianças desde o momento em que lhes é colocado um desenho para assistir ou uma música para ouvir. É inevitável que elas sejam cada vez mais consumidores interativas dessas tecnologias que carregam todo tipo de mídias, com rapidez e praticidade. Esse tipo de diversão, como jogos eletrônicos e vídeos, vem ganhando muito espaço, e não nos assustamos mais quando vemos uma crianças com um tablet nas mãos. Uma das dificuldades dos pais é saber como usar essas mídias, como fazer para seu filho adquirir algum tipo de conhecimento, não simplesmente usar.
O principal desafio (na minha opinião) dos professores de educação infantil é utilizar essas mídias além do objetivo de mantê-las ocupadas, ou seja, utilizá-las com intencionalidade. Em casa em geral essas crianças usam para se distrair, e acabam não conhecendo tudo o que essas mídias tem a oferecer. Aí está o próximo desafio: o interesse do professor em conhecer as mídias e saber como trabalhar com elas. O professor deve se atualizar para que as crianças não fiquem entediadas e desinteressadas no que ele traz. Porém nem todas as escolas tem equipamentos e recursos suficientes para um uso adequado das tecnologias e das mídias.
O uso das mídias na educação infantil amplia as possibilidades e traz experiências diferenciadas para as crianças, se usadas de maneira correta.
Re: As mídias e a infância
Como as crianças pequenas estão se relacionando com as mídias?
As crianças estão inseridas cada vez mais cedo com as mídias, a era
tecnológica é visível no cotidianos das crianças. Pais incentivam o seu uso através
de: jogos, filmes, celulares, iped, ipod, com a finalidade de mante-las ocupadas ou
simplesmente distrai-las.
Quais os desafios de se trabalhar com mídias na educação infantil?
Enquanto professora da Educação Infantil, acredito que devemos utilizar
as mídias desde que venham acompanhadas de uma intencionalidade,
visto que desde muito pequenas as crianças já estão inseridas em uma
sociedade altamente tecnológica, onde vídeos, aplicativos e jogos eletrônicos já
fazem parte do seu convívio diário.
Boa tarde professora,
Segue resposta a pergunta. Foi elaborado por mim e pela Camila Santana.
Até logo
Carla Moreira Rosa
Re: As mídias e a infância
as crianças dessa geração e das futuras estão inseridas em um mundo tecnológico, não podemos negar à elas o acesso as mídias digitais. Os professores podem construir conhecimento através das mídias digitais, tornando-as presentes durante o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, o professor deve ter muito conhecimento acerca do conteúdo a ser trabalhado, pois o uso das mídias deve ser eficaz nesse processo e não apenas uma forma de inseri-la no cotidiano escolar. Portanto, os professores devem antes de mai nada, planejar e observar as demandas de suas turma, para assim, de forma eficaz propor o uso de mídias digitais para a construção do conhecimento.
Re: As mídias e a infância
Trabalho de Cleonice, Ivanilde, Lourdes e Ili Isabel
Como as crianças pequenas estão se relacionando com as mídias?
A meu ver, as mídias estão presente em todos os lugares, então as crianças estão cada vez mais envolvidas com estes procedimentos.
Quais os desafios de se trabalhar com mídias na educação infantil?
- Uns dos desafios, que pode ser raros e poucos, são os casos, das crianças que não tem acesso a elas, e muitas das vezes não tem ninguém que ajude - as.
- Outro desafio são muitos professores que não sabem mexer com as mídias e não tem interesse de aprender e nem trabalhar com a mesma;
- Nem todas as escolas tem recursos/equipamentos.