DOCUMENTOS DA DISCIPLINA MEN 7107 - 07308 (2012/2) |
Plano de ensino da disciplina |
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Reflexões e indicações para a construção do Memorial de Estágio Supervisionado em Educação Infantil |
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Informações p/ preenchimento SIARE |
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Portaria nº 117/2012 - Estágio na Rede Municipal de Educação (PMF/SME/SC) |
ESTABELECE ORIENTAÇÕES À REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID E SERVIÇO VOLUNTÁRIO NO ÂMBITO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E UNIDADES EDUCATIVAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS. |
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Portaria nº 256, de 2012 - Altera Art. 2º da Portaria nº117/2012 (FPOLIS/PMF/SME) |
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ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS (SME/PMF, 2012) |
ORIENTAÇÕES CURRICULARES - Estratégias da Ação Pedagógica (SME/PMF, 2012) |
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ORIENTAÇÕES CURRICULARES - Brincadeiras (SME/PMF, 2012) |
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ORIENTAÇÕES CURRICULARES - NAP Linguagens oral e escrita (SME/PMF, 2012) |
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ORIENTAÇÕES CURRICULARES - NAP Linguagens visuais (SME/PMF, 2012) |
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ORIENTAÇÕES CURRICULARES - NAP Linguagens sonoras e corporais (SME/PMF, 2012) |
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ORIENTAÇÕES CURRICULARES - NAP Relações com a natureza (SME/PMF, 2012) |
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ORIENTAÇÕES CURRICULARES - NAP Relações sociais e culturais (SME/PMF, 2012) |
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LEITURAS AULAS COLETIVAS |
Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil |
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Parecer CNE/CEB nº 17/2012 - Orientações sobre a organização e o funcionamento da Educação Infantil, inclusive sobre a formação docente, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. |
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ROCHA, Eloisa A. Candal e OSTETTO, Luciana E. O estágio na formação universitária de professores de educação infantil (2008). |
In: LARROSA, Jorge Bondía. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4ª ed., Belo Horizonte, capítulo 9. |
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OSTETTO, Luciana. Planejamento na educação infantil: mais que a atividade, a criança em foco |
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CAPUTO, Stela Guedes. Fotografia e pesquisa em diálogo sobre o olhar e a construção do objeto (2001) |
In: Revista TEIAS: Rio de Janeiro, ano 2, nº 4, jul/dez 2001. |
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FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê (2005). |
In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss (org.). Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. |
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KRAMER, Sônia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. (2002). |
KRAMER, Sônia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. In: Cadernos de Pesquisa. Revista Quadrimestral – julho 2002, nº 116. São Paulo: FCC, 2002, p. 41-59. |
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BIBLIOTECA - Artigos |
AGOSTINHO, Kátia. Pensar a participação infantil nos contextos de educação infantil. (2009). |
AGOSTINHO, Kátia. Pensar a participação infantil nos contextos de educação infantil. In: LASA, 2009. |
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BATISTA, Rosa. A rotina do dia-a-dia da creche: entre o proposto e o vivido. (2001) |
BATISTA, Rosa. A rotina do dia-a-dia da creche: entre o proposto e o vivido. Trabalho apresentado na 24ª. Reunião Anual da ANPED, GT07.(2001).Caxambu, MG. |
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BARBOSA, Maria Carmen S.; RICHTER, Sandra Regina S. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. (2010). |
BARBOSA, Maria Carmen S.; RICHTER, Sandra Regina S. Os bebês interrogam o currículo : as múltiplas linguagens na creche.In: Educação (UFSM), v. 35, p. 85-95, 2010. |
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BARBOSA, Maria Carmen S. Especificidades da ação pedagógica com os bebês |
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COUTINHO, Angela M. S. O corpo e a ação social de bebês na creche. (2011). |
COUTINHO, Angela M. S. O corpo e a ação social de bebês na creche. In: Poiésis – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Universidade do Sul de Santa Catarina. UNISUL, Tubarão, v. 4, n. 8, p. 221 – 233, jul./dez. 2011. |
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CORREA, Bianca Cristina. Educação infantil e ensino fundamental: desafios e desencontros na implantação de uma nova política. (2011). |
CORREA, Bianca Cristina. Educação infantil e ensino fundamental: desafios e desencontros na implantação de uma nova política. In: Educação e Pesquisa. [online]. 2011, vol.37, n.1, pp. 69-85. |
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CERISARA, Ana Beatriz et al. Partilhando olhares sobre as crianças pequenas: reflexões sobre o estágio na educação infantil. |
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DUARTE, Fabiana. Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente. (2012). |
DUARTE, Fabiana. Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente. In: Anais do Congresso de Educação Básica: aprendizagem e currículo. Prefeitura Municipal de Florianópolis, 2012. |
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FARIA, Ana Lúcia G. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na educação infantil, primeira etapa da educação básica. |
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FERREIRA. Maria Manuela M. O trabalho de fronteira nas relações entre géneros como processo estruturante de identidades homo e heterossociais de género ocorridas nas brincadeiras entre crianças em espaços de "brincar ao faz-de-conta" num JI. (2003). |
FERREIRA. Maria Manuela M. O trabalho de fronteira nas relações entre géneros como processo estruturante de identidades homo e heterossociais de género ocorridas nas brincadeiras entre crianças em espaços de "brincar ao faz-de-conta" num JI. (2003). |
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FERREIRA. Maria Manuela M.: ROCHA, Cristina.; VILARINHO, Mª Emília. Para uma Sociologia da Infância ao Serviço de uma Cidadania Participativa das Crianças. (2004). |
FERREIRA. Maria Manuela M.: ROCHA, Cristina.; VILARINHO, Mª Emília. Para uma Sociologia da Infância ao Serviço de uma Cidadania Participativa das Crianças. In: IV Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia. 7 pp. (2004). |
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FERREIRA. Maria Manuela M. Ta na hora de ir pra Escola! Ou… Brincar às escolas na escola (JI) como um modo das crianças darem sentido e negociarem as relações entre a família e a escola. (2006). |
FERREIRA. Maria Manuela M. Ta na hora de ir pra Escola! Ou… Brincar às escolas na escola (JI) como um modo das crianças darem sentido e negociarem as relações entre a família e a escola. In: Interacções, n. 2, pp. 27-58, 2006. |
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FERREIRA. Maria Manuela M. Galgar fronteiras, criar pontes, traçar ruas e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do jardim de infância pelas crianças. (2011). |
FERREIRA. Maria Manuela M. Galgar fronteiras, criar pontes, traçar ruas e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do jardim de infância pelas crianças. In: Poiésis, Tubarão, v. 4, n. 8, jul./dez. 2011. |
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FERREIRA, Maria Manuela M. Criança tem voz própria. (Entrevista). |
FERREIRA, Maria Manuela M. Criança tem voz própria. Entrevista conduzida por Ricardo Jorge Costa. In: A Página da Educação. |
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FERREIRA, Vitor. Elogio sociológico à carne: A partir da reedição do texto -as técnicas do corpo- de Marcel Mauss. (2009). |
FERREIRA, Vitor. Elogio sociológico à carne: A partir da reedição do texto -as técnicas do corpo- de Marcel Mauss. In: Conferência Lançamento da Coleção Arte e Sociedade, Instituto de Sociologia, Faculdade de Letras, Fundação Universidade, 2009. |
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GOBBI, Márcia. Múltiplas linguagens de meninos e meninas e a educação infantil. (2010). |
GOBBI, Márcia. Múltiplas linguagens de meninos e meninas e a educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro, 2010. |
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GUIMARÃES, Daniela. Entre gestos e palavras: pistas para a educação das crianças de 0 a 3 anos. |
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GOUVÊA, Maria Cristina Soares. Infantia: entre a anterioridade e a alteridade. (2011). |
GOUVÊA, Maria Cristina Soares. Infantia: entre a anterioridade e a alteridade. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 547-567, maio/ago. 2011. |
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KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. (2010). |
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. |
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KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e/é fundamental. (2006). |
KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e/é fundamental. In: Educação e Sociedade, v. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out, 2006. |
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KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda R.; CORSINO, Patrícia. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental. (2011). |
KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda R.; CORSINO, Patrícia. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental. In: Educação e Pesquisa [online] 2011, v. 37, n. 1 |
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KOHAN, Walter Omar. Vida e morte da infância, entre o humano e o inumano. (2010). |
KOHAN, Walter Omar. Vida e morte da infância, entre o humano e o inumano. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 125-138, set./dez., 2010. |
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LARROSA, Jorge B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. (2002). |
LARROSA, Jorge B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19, Janeiro/Abril, 2002. |
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MARANHÃO, Damaris Gomes. Saúde e bem-estar das crianças: uma meta para educadores infantis em parceria com familiares e profissionais de saúde. (2010). |
MARANHÃO, Damaris Gomes. Saúde e bem-estar das crianças: uma meta para educadores infantis em parceria com familiares e profissionais de saúde. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Belo Horizonte, novembro, 2010. |
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MICARELLO, Hilda. Avaliação e transições na educação infantil. (2010). |
MICARELLO, Hilda. Avaliação e transições na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. |
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MOSS, Peter. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática. (2009). |
MOSS, Peter. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática. In: Psicologia USP, São Paulo, julho/setembro, 2009, 20(3) |
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OLIVEIRA, Zilma de Moraes R. O currículo na educação infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais? (2010) |
OLIVEIRA, Zilma de Moraes R. O currículo na educação infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais? In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. |
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OLIVEIRA, Alessandra M. R.; GIRARDELLO, Gilka Elvira Ponzi. O cheiro da areia molhada: o telúrico nas esculturas, na vida e na educação das crianças pequenas. (2009). |
OLIVEIRA, Alessandra M. R.; GIRARDELLO, Gilka Elvira Ponzi. O cheiro da areia molhada: o telúrico nas esculturas, na vida e na educação das crianças pequenas. In: II SINFOP–UNISUL Tubarão, 2009. |
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OLIVEIRA. Alessandra M. R. Da exposição à criação: a educação estética das crianças na educação infantil. (2010). |
OLIVEIRA. Alessandra M. R. Da exposição à criação: a educação estética das crianças na educação infantil. In: V Ciclo de Investigação do PPGAV - UDESC, 2010. |
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OSTETTO, Luciana Esmeralda. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências (2008) |
In: OSTETTO, Luciana E. (org.). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. 5a ed. Campinas, SP: Papirus, 2008, pp. 13-32. |
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PAGNI, Pedro Angelo. Infância, Arte de governo pedagógica e cuidado de si. (2010). |
PAGNI, Pedro Angelo. Infância, Arte de governo pedagógica e cuidado de si. In: Educação e Realidade. v. 35, n. 3, p. 99-123, set/dez, 2010. |
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RICHTER, Sandra; BARBOSA, Maria Carmen. Direitos das crianças como estratégia para pensar a educação das crianças pequenas. (2011). |
RICHTER, Sandra; BARBOSA, Maria Carmen. Direitos das crianças como estratégia para pensar a educação das crianças pequenas. In: 34ª Reunião da Anped, 2011. |
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RIVERO, Andréa Simões. A brincadeira das crianças na formação de professores na educação infantil. (2011). |
RIVERO, Andréa Simões. A brincadeira das crianças na formação de professores na educação infantil. In: Revista eletrônica Zero-a- Seis, n. 23, Jan/Jun, 2011. |
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RUSSO, Danilo. De como ser professor sem dar aulas na escola da infância. (2008). |
RUSSO, Danilo. De como ser professor sem dar aulas na escola da infância (III). In: Revista Eletrônica de Educação, UFSCar/PPGE, v. 2, n. 2, 2008. |
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SALAZAR, Joselma de Castro. A constituição da linguagem e as estratégias de comunicação dos e entre os bebês no contexto coletivo da Educação Infantil. (2012). |
SALAZAR, Joselma de Castro. A constituição da linguagem e as estratégias de comunicação dos e entre os bebês no contexto coletivo da Educação Infantil. In: Anais do Congresso de Educação Básica: aprendizagem e currículo, Florianópolis, 2012. |
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SAYÃO, Deborah. Cabeças e corpos, adultos e crianças: cadê o movimento e quem separou tudo isso? (2007). |
SAYÃO, Deborah. Cabeças e corpos, adultos e crianças: cadê o movimento e quem separou tudo isso? In: Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 2, n. 2, pp. 92-105, 2007. |
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TIRIBA, Léa. Crianças da natureza. (2010). |
TIRIBA, Léa. Crianças da natureza. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro, 2010. |
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BIBLIOTECA - Teses e Dissertações |
AGOSTINHO, Kátia A. O Espaço da Creche: que lugar é este? Florianópolis, SC. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. |
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AGOSTINHO, Kátia A. Adair. As formas de participação das crianças na educação infantil. Tese de Doutorado em Estudos da Criança – Universidade do Minho/Portugal, 2010. |
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BUSS-SIMÃO, Márcia. Relações sociais em um contexto de educação infantil: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas. Florianópolis. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC, 2012. |
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COUTINHO, Ângela Scalabrin. As crianças no interior da creche: a educação e o cuidado nos momentos de sono, higiene e alimentação. Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC, 2002. |
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COUTINHO, Ângela Scalabrin. A ação social dos bebês: um estudo etnográfico no contexto da creche. Tese (Doutorado em Estudo da criança). Universidade Minho, Braga, Portugal. 2010. |
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DUARTE, Fabiana. Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente. Dissertação (Mestrado). Florianópolis. UFSC. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011. |
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FORTKAMP, Eloísa Helena T. Educação Infantil e família: a complementaridade na perspectiva das famílias de baixa renda. Dissertação (Mestrado). Florianópolis. UFSC, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008. |
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FRANCISCO, Zenilda Ferreira. Zé, tá pertinho de ir pro parque? O tempo e o espaço do parque em uma instituição de educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação). UFSC, 2005. |
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GUIMARÃES, Daniela. Relações entre crianças e adultos no berçário de uma creche pública na Cidade do Rio de Janeiro: técnicas corporais, responsividade, cuidado. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: PUC - Departamento de Educação, 2008. |
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GUIMARÃES, Daniela. Relações entre crianças e adultos no berçário de uma creche pública na Cidade do Rio de Janeiro: técnicas corporais, responsividade, cuidado. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: PUC - Departamento de Educação, 2008. |
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LESSA, Juliana Schumacker. O espaço alimentar e seu papel na socialização da infância: o caso de uma creche pública. Florianópolis, SC. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC, 2011. |
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ROCHA, Eloisa A. C. A Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia da educação infantil. Tese de Doutorado,1999. |
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SALAZAR, Joselma S. Florianópolis. A constituição da linguagem e as estratégias comunicativas dos e entre bebês no contexto coletivo da educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC, 2011. |
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SAYÃO, Déborah Thomé. Relações de gênero e trabalho docente na educação infantil: um estudo de professores em creche. Tese de Doutorado, 2005. |
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SCHMITT, Rosinete Valdeci. Mas eu não falo a língua deles! As relações sociais de bebês num contexto de educação infantil. Dissertação (Mestrado). Florianópolis. UFSC. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008. |
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